14
out
10

FixBoot no Vista – por um instante queria estar usando o XP. Será?

Introdução

Olá novamente, mais um post com dicas para manutenção do Windows e novamente a dica é focada no Windows Vista/Seven.

O epílogo deste post é o seguinte: Eu tenho um Case para Discos Rígidos PATA. Neste case eu uso um Disco Rígido de 40GBs e este case estava emprestado a um amigo meu. Eu uso este case para backup dos programas que uso para manutenção e outros, como, service packs e ferramentas diversas.

Meu amigo me devolveu o case e eu resolvi que tinha que formatar o dito cujo (olha que ele estava zeradinho). Abri o diskmgmt.msc e me confundi ao ler os gráficos das partições: Ao invés de apagar a partição do HD no case (que não foi incluido no diskpart) eu apaguei a partição ext3 que tinha em meu notebook. Esta partição era usada obviamente como partição para meu sistema Ubuntu que tinha instalado e esta partição tinha o grub instalado. Resumo da ópera: meu pc não inicializava mais porque o grub não encontrava o arquivo grub.conf.

Em tempos de Windows XP…

Se isto ocorrer quando seu Windows for a versão XP, basta fazer o boot pelo CD, entrar no console de recuperação e usar os comandos FixBoot e FixMBR. Com estes comandos, o grub é substituido da MBR pelo gerenciador do Windows XP.

…Mas em tempos de Windows Vista/Seven

O console de recuperação das versões mais recentes do Windows funciona de forma um pouco diferente do XP pois o console é quase um LiveCD de um Windows minimalista. Antes de chegar ao console de recuperação, você precisa esperar o Windows tentar descobrir o problema e – como ocorreu comigo – não encontrar, você pode acessar o console de recuperação que é na verdade o Prompt de Comandos disponível quando o Windows é carredago com sucesso.

Com o Prompt de Comandos aberto, podemos usar o comando bootrec e adivinha só: o BootRec tem 4 parâmetros:

  • /FixBoot – Analisa o arquivo de configuração a procura de erros que possam impedir a inicialização do sistema.
  • /FixMBR – Grava o Boot Loader do Windows na MBR do disco rígido.
  • /ScanOS – Procura por sistemas operacionais compatíveis ainda não listados no registro de boot para o DualBoot (possibilidade de escolher qual sistema irá inicializar ao ligar o computador).
  • /RecordBCD – Grava os dados nos arquivos de Boot.

Mãos a obra!

Para o meu caso, bastou usar os comandos:

bootrec /FixMBR

bootrec /FixBoot

bootrec /RecordBCD

Conclusão

Se você estava acostumado a usar estes comandos no Windows XP, não precisa se desesperar pois a Microsoft não esqueceu de você, só quis complicar um pouco sua cabeça, coisas típicas da gigante dos softwares. A partir de agora, caso você exclua sua partição linux com BootManager sem querer (ou por querer mesmo) você pode facilmente recuperar a inicialização do sistema utilizando o CD de instalação do Windows.

PS.: Pelo CD de instalação do Windows dá para inciar até mesmo o Gerenciador de Tarefas (mas não dá para iniciar o Windows Explorer, porém no Kit de Pré-Instalação é outra história 😉 ).

0 Responses to “FixBoot no Vista – por um instante queria estar usando o XP. Será?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 973 outros seguidores

Blog Stats

  • 57,312 clicks

Twitter


