04
set
10

Porque o PHP não conecta ao MySQL?

Olá!

Olha eu aqui denovo para falar sobre desenvolvimento. A turma que me conheçe na Web está acostumado a me ver defendendo o Delphi em várias flamewars na web, mas eu brinco também com PHP+HTML+CSS para elaboração de páginas Web (se você é web developer deve ter percebido a falta do JavaScript na soma anterior, pois é…).

Bom, neste post eu não irei falar exatamente sobre programação, postar linhas de código e afins. Vou falar sobre um caso que aconteceu comigo que pode servir de dica para o futuro.

Eu usava o Windows Seven em meu notebook, mas porque o driver de vídeo não estava funcionando bem nele, resolví voltar a usar o Windows Vista (que é um excelente OS, se tens hardware adequado a ele) no dia 31 de Agosto de 2010. Nesta formatação, novamente eu tive que instalar o AMP (Apache, MySQL e PHP). Nos testes, meus Scripts não conseguiam conectar de forma alguma as bases MySQL. Pesquisas e pesquisas na Web sem sucesso até que, após voltar da casa da minha sogra (sim, sou casado) eu novamente tento uma pesquisa até que encontro este link que divulga uma informação importante:

A partir da versão php5.3 é utilizado o cliente mysql nativo mysqlnd, não se usa mais o libmysql.dll. Esse novo conector não reconhece named pipe, por isso, deve-se especificar no arquivo hosts do Windows.

E era justamente o meu caso, eu estou usando a versão 5.3.3 do PHP para Windows. Bastou ajustar meus scripts de conexão para usar o IP do computador (vale o 127.0.0.1) no lugar do hostname (localhost) e pimba! conexão com sucesso!

0 Responses to “Porque o PHP não conecta ao MySQL?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 974 outros seguidores

Blog Stats

  • 56,418 clicks

Twitter


